Saiba de que forma você pode ajudar seus filhos a melhorar a concentração nos estudos e até mesmo em outras situações. Confira! 

Uma das características mais marcantes da Geração Z é sua habilidade inata de trabalhar em “modo multitarefa”: se os pais permitirem, eles não hesitam em tentar fazer o dever de casa ao mesmo tempo em que assistem à televisão, conversam com os amigos pelo smartphone e jogam algum game no computador. 

Ainda assim, tem hora em que é preciso parar para dedicar toda a atenção a um só afazer. Essa talvez seja uma capacidade que os pais têm de ensinar a esses filhos tão conectados e, simultaneamente, com tantas dificuldades em focar. 

Organize o ambiente de estudos: Se até para os adultos é difícil manter-se focados em um lugar cheio de estímulos — das notificações no celular à bagunça e outras distrações —, para as crianças, os obstáculos podem ser ainda maiores. Afinal, elas não têm a mesma consciência da importância de seus afazeres. 

Para ajudar seu filho, então, defina junto a ele um local específico para estudar: pode ser sua escrivaninha, uma mesa no escritório, um cantinho no quarto ou na sala, ou outro espaço confortável em que ele se concentre, desligando-se do mundo exterior. 

É importante também que esse espaço esteja sempre arrumado e livre de distrações, pelo menos durante o horário dedicado ao estudo. 

Ensine-o a conciliar trabalho, descanso e lazer: Aprender a focar em uma única tarefa é extremamente importante para o desenvolvimento do seu filho. No entanto, não se esqueça de que ninguém consegue manter o mesmo nível de atenção durante muito tempo, por isso as pausas também são essenciais! 

Ensine seu filho a observar o próprio ritmo para que ele perceba em que momento precisa de um intervalo. Quando ficar difícil manter o foco, parar por 5 minutos para dar uma volta com o cachorro, assistir a um vídeo ou fazer um lanche pode ajudá-lo a render muito mais. 

Além disso, o autoconhecimento, bem como outras habilidades socioemocionais, também contribuem para que a criança aprenda a lidar com prazos, obrigações e o estresse da vida escolar sem que seu desempenho nos estudos seja prejudicado. 

Dinamize os métodos de estudo: Da mesma forma que uma pausa revigorante faz parte de como melhorar a concentração, variar o método usado também pode ajudar a trazer novo fôlego para qualquer atividade. 

Assim, permita que seu filho estude tanto pelos livros e deveres de casa quanto pelo computador, assistindo a videoaulas, jogando games educativos e até discutindo com os colegas e amigos. Essa dinamização contribuirá para que ele ganhe autonomia nos estudos e ainda enriqueça seu aprendizado. 

Estimule a prática de atividades físicas e os cuidados com o sono: Uma das causas mais comuns da falta de atenção entre jovens e adultos é o mal-estar físico causado tanto pelo sedentarismo quanto pela deficiência de sono. 

Felizmente, a solução é simples: praticar esportes ajuda a gastar a energia que nos impede de focar e ainda contribui para que tenhamos noites melhores, eliminando o risco de cochilar em cima dos livros ao mesmo tempo em que aumenta nossa qualidade de vida. O hábito de exercitar-se e dormir bem é extremamente positivo para jovens e adultos! 

Confira abaixo alguns instrumentos que a BBDU criou para auxiliar você nesta organização dos estudos e foco das crianças nas tarefas: 

Para organizar: 

– Reloginho tá na hora de que? 

– Bloco de priorização de tarefas 

– Organizador pessoal magnético: Clips de priorização 

– Planner agendinhaPlanner agenda semanal 

– Quadro de atividades e Rotinas, meu mural de atividades 

Para acalmar e focar: 

– Pote da Calma 

– A Vela e a Flor 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: