20 PASSOS PARA O BOM DIVÓRCIO – PASSO 10: NORMALIZANDO COMPORTAMENTOS

By Manual da Separação

Uma certeza: o que está passando na sua vida (fatos e sentimentos) acontece com todo mundo no processo de separação. Não somos únicos. As dores são parecidas, os medos e incertezas também. Ouvir chantagens emocionais e frases impactantes: “nunca mais serás feliz”, serás culpado(a) por tudo que acontecer com eles”, “vais te arrepender de tudo isso”, faz parte. Ficar de buscar os filhos e não aparecer, não cumprir pequenas combinações, tudo isso é dificuldade e dor. Por isso, os relatos são muito semelhantes apesar de personagens distintos. Na dor, acabamos repetindo comportamentos. E sabe o que é bom ao sabermos disso? Sentir que não estamos sozinhos nesta crise e que não somos vítimas exclusivas do sistema.

A saída é usarmos do velho e conhecido filtro adulto: engolir respostas, conter a raiva e entender que é a dor do outro que está falando através destes comportamentos. Dificultar acordos, alimentar conflitos, fazer uso de chantagem emocional, uso dos filhos (mandar fotos com a intenção de causar dor: tem certeza que vais fazer isso com eles?). Culpar constantemente o outro por qualquer coisa que surgir. Febre? “Culpa tua que quis assim”. O uso do filtro nos recoloca no foco: proteger nossos filhos e ter neles a nossa razão.

Este é um período que o vínculo conjugal ainda é muito forte. Rompê-lo é necessário para conseguirmos avançar. Para sabermos diferenciar o que é dor de casal, dor da gente ou dor de filhos. Mais adiante, vínculo rompido, permaneceremos apenas com a parentalidade que, se bem conduzida, trará mais saúde para toda a família.

Portanto, alimentar o conflito não traz vencedores. Investir em dores prolongadas, em brigas judiciais é desnecessário, principalmente, para a saúde emocional dos nossos filhos. Fazer diferente é tentar proteger os envolvidos de uma dor mais severa. Isto é a maior prova de amor e de investimento na felicidade. Por que esta, mais cedo ou mais tarde, voltará a se manifestar.

Núcleo da Separação com filhos (saiba mais).

Clique aqui para conhecer todos os produtos disponíveis para ajudar os pequenos nesse momento.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: