Dormir bem é de extrema importância para a saúde das crianças, sendo algo necessário para o seu desenvolvimento e crescimento saudável. Diz o professor Russell Foster, responsável pela cadeira de Neurociência Circadiana e chefe do Instituto Circadiano de Sono e Neurociência da Universidade de Oxford: “O sono é o nosso comportamento de saúde mais importante”, “ele afeta tudo, do nosso funcionamento no dia-a-dia à nossa saúde física e mental de longo prazo”, disse Foster ao HuffPost UK Lifestyle. Dessa forma, como ajudar os pequenos a dormir melhor e adquirir bons hábitos para uma boa noite de sono? Confira os passos a seguir:
1. Desacelere
Se seu filho vai dormir às 19h30, a casa toda precisa desacelerar a partir das 18h30. Coloque um jazz, abaixe a luz – a ideia é sinalizar para o seu filho que o sono está chegando.
2. Crie uma rotina
Organize as atividades que precedem o sono e repita esse padrão diariamente. Dessa forma, isso ajuda o cérebro da criança a se preparar para o momento de dormir e facilita a indução do sono. Exemplo: contar uma historinha antes de dormir.
3. Ambiente favorável
Mantenha um ambiente favorável para uma boa noite sono. Você pode, por exemplo, colocar músicas de relaxamento no quarto para ajudar a acalmar a criança, caso o ambiente esteja com muito barulho.
4. Desligue as telas
Recomenda-se que as crianças fiquem longe da TV ou do iPad pelo menos uma hora antes de dormir. Esses aparelhos interrompem seus ritmos circadianos naturais e suprimem a liberação de melatonina, hormônio que ajuda a adormecer.
Luciana Tisser é psicóloga, especialista em Neuropsicologia e em Grupoterapia além de mestre e doutora em Ciências da Saúde – Neurociências e autora de diversos livros infantis e instrumentos de acesso nesta área.
Conheça todos os produtos BBDU clicando no link.