Seu filho não quer comer?!

Poucas coisas preocupam tanto pais e mães quanto uma criança que não come bem e, portanto, não tem o desenvolvimento tão positivo. Se você faz parte do grupo dos adultos que sofrem com isso, a boa notícia é que existem caminhos – simples e eficazes – para driblar a falta de gosto dos pequenos pelas refeições saudáveis. E, o melhor, são dicas divertidas para você seguirem juntos!

1 – Criança gosta de novidade:
Todo dia é dia de experimentar novos alimentos. Conte uma boa história sobre a couve (que tal algo sobre o José Roceiro que plantou, regou, depois colheu e trouxe lá do sítio só para você?) e apresente a gostosura. E vale a pena servir a novidade junto com algum alimento que ela goste bastante.

2 – Festa na cozinha:
Criança adora cozinhar e, mais ainda, adora comer a refeição que ela preparou. O orgulho de ter conseguido abre o apetite e a disposição para experimentar. Existem vários livros de receitas para os menorzinhos se aventurarem entre as panelas. Mas o ingrediente principal é você estar juntinho, cozinhando em família.

3 – Comer é uma festa:
Um prato colorido é muito mais convidativo que aquela monotonia de sempre. Em vez do feijão marronzinho de sempre, uma explosão de cores quando se junta lentilha e cenoura. No lugar do arroz básico, vale cozinhá-lo caldo de legumes caseiro para ganhar um sabor especial.

4 – Juntos é mais gostoso:
A refeição não começa quando sentamos à mesa. Começa bem antes, na escolha da receita, no planejamento do cardápio, na compra dos ingredientes e na preparação dos pratos. As crianças adoram fazer parte de todos esses processos, junto com o pai e com a mãe. Envolver os pequenos em cada uma das etapas vai deixá-los menos resistentes a provar a comida, afinal eles mesmos ajudaram a produzir a refeição.

5 – Os pais nunca estão sozinhos:
Se a dificuldade na alimentação persistir, peça ajuda. Pediatras e nutricionistas são especialistas que podem identificar problemas e propor as soluções adequadas.

Luciana Tisser é psicóloga, especialista em Neuropsicologia e em Grupoterapia além de mestre e doutora em Ciências da Saúde – Neurociências e autora de diversos livros infantis e instrumentos de acesso nesta área.

A BBDU desenvolveu diversos produtos super bacanas para ajudar a estimular a alimentação infantil, clique aqui e confira!

Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.