Os benefícios da rotina

Olá, Papai e Mamãe! Tudo bem?
Hoje vamos falar sobre um assunto que vocês devem adotar desde que o filho de vocês nasça, mas se isso não aconteceu, tudo bem. Ela pode ser implementada em qualquer fase da vida, porém quanto mais cedo, melhor. Escolher e estabelecer uma rotina é importante e necessário para o desenvolvimento da independência e autonomia infantil.
A rotina colabora para que a criança cresça confiante e independente. Saber o que vai acontecer durante o dia e a repetição destes acontecimentos cria um ambiente saudável, fazendo com que os pequenos se sintam confortáveis e seguros.
Para os pequenos, é muito importante saber o que vai acontecer durante seu dia, isso proporciona uma sensação de segurança e faz com que eles se sintam menos ansiosos. Com o passar do tempo, devido a rotina, pode ser que eles comecem a desenvolver algumas manias, como dormir com o mesmo bichinho de pelúcia ou comer no mesmo prato. Essa é a maneira que eles têm de se sentirem no controle, num mundo que ainda é estranho para eles.
É importante ressaltar que a rotina não é para ser algo engessado e limitante, mas sim para dar um norte para a criança e facilitar a sua vida. Além disso, a rotina auxilia na construção de uma relação familiar mais harmônica e saudável.
Você, papai e mamãe, pode se beneficiar muito com a rotina dos pequenos, já que, por eles se sentirem seguros, tendem a aceitar melhor os momentos de despedida. Por exemplo, quando você sai para trabalhar ou quando dá a hora de voltar do parquinho, eles aceitam com mais facilidade, pois sabem que vão voltar. Assim, desde cedo os pequenos vão assimilando os horários e regras do dia a dia. Quando maiores, tornam-se crianças e adolescentes com maior senso de responsabilidade e organização, conseguindo estabelecer horários de estudos e obrigações, como ajudar a família nas atividades da casa.
Além disso, ter horários estabelecidos para as refeições, sonecas, banho e brincadeiras, faz com que a família toda possa se organizar melhor e tenha mais tempo para aproveitar os momentos juntos.
É preciso também saber a hora de ser flexível para que a rotina não se torne algo imposto e negativo. Por exemplo, nos finais de semana é liberado dormir umas horinhas a mais ou almoçar mais tarde. O importante é estabelecer horários e criar hábitos saudáveis que tornem o ambiente mais organizado e confortável para todos.
Mas, como criar uma rotina? É fundamental levar em consideração as singularidades dos pequenos, ao planejar o cotidiano deles. Algumas crianças conseguem sair da aula e ir direto para um curso de inglês ou natação, por exemplo, já outras precisam de intervalos entre suas atividades.
Deixarei aqui algumas sugestões que podem ajudar:
• Estabeleça horários: é importante que os pequenos tenham horários para acordar, realizar as atividades, brincar e dormir. Seguir os horários faz com que a criança se acostume e estabeleça uma rotina. Você pode montar um quadro de horários, com desenhos, bem lúdico, mostrando como será a ordem do seu dia, isso trará mais segurança a ele;
• Prepare para a escola com antecedência: procure deixar a lancheira e mochila sempre prontas no dia anterior. Essa arrumação deve ser feita com a criança, é importante que ela participe do processo;
• Mantenha os espaços organizados: ter um ambiente organizado auxiliará os pequenos. Para isso é importante que eles saibam que depois de brincar devem guardar seus brinquedos, roupas usadas devem ser colocadas no cesto; desde muito cedo eles podem e devem auxiliar nas tarefas domésticas, afinal eles fazem parte da casa.
• Planeje a semana inteira: monte com o seu pequeno uma agenda semanal que ela possa visualizar onde vai estar e o que vai fazer. Faça desse momento uma brincadeira: utilize papelão, canetinhas coloridas, e outros materiais e monte, junto com ela, um painel com os horários das principais atividades do dia e da semana.
Lembre-se que não é só o pequeno que deve seguir um cronograma: você também precisa se organizar para que seja mais fácil cumprir a rotina da criança. Assim, você dará o exemplo de que organização e rotina é importante para todos.
Agora, o mais importante, não se desespere se a programação não sair conforme o combinado. Imprevistos acontecem e, nesse momento, é essencial ter flexibilidade para que o dia corra bem mesmo fora do planejamento. Ter alguns horários livres entre as atividades programadas pode trazer mais tranquilidade para você e seus pequenos no caso de atrasos ou cancelamentos.
Espero que tenha gostado do texto desse mês e que ele lhe ajude a organizar a rotina na sua casa, com seu pequeno.
Um abraço e até a próxima!

Amanda Ferraz – Psicóloga parceira BBDU

amandafoliveira1@gmail.com

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.