Birras, saber dar limite e regulação emocional

Banner_ZonaDeControle (002)Aqui na BBDU nós recebemos muitas dúvidas de pais sobre como lidar com os momentos de descontrole das crianças.
Sabemos que eles existirão e já falamos sobre porquê estes momentos ocorrem (no post do cérebro da criança, que tem um vídeo também). Mas em resumo: Crianças pequenas até 3 anos tem predominância do lado direito, o lado esquerdo está em formação (que é o lado da lógica, regras e fala) . Desta forma elas entendem muito mais frases curtas, expressões corporais e faciais e tudo que for concreto. Além disso, tem o andar de cima e o de baixo do cérebro, e quando há uma descarga muito grande de emoção, como um ataque de fúria, ou quando a criança está com muita fome ou sono a “escada” que liga o andar de baixo (mais primitiva e responsável justamente por estes comportamentos mais impulsivos) com o andar de cima fecha e a criança não tem acesso a parte superior que é onde está a região responsável pelo planejamento, controle, empatia.
Bom, pensando em todo este funcionamento, junto com a querida psicóloga Vanina Cartaxo criamos o Zona de Controle, um recurso concreto que vai ajudar nestes momentos de descontrole.
O uso é bem simples, a ideia é ter um recurso que a criança possa ver, tocar e lembrar das etapas quando uma crise ocorre.
Em um momento de calma explique como funciona, escolha um local seguro em que a criança vai ficar para cumprir as etapas. Você vai levá-la para este local e ela ficará lá na região até parar com o comportamento inadequado (gritos, chutes, etc). Você coloca a mãozinha do zona na região “Pare” e explica que até ela parar vocês vão ficar ali. Que só quando ela se acalmar o tempo vai começar a contar. Você pode usar técnicas de respiração para ajudá-la se acalmar (voltando ao funcionamento do cérebro, isso ajuda a “liberar o acesso” ao andar de cima).

Quando ela parar, você ou ela passam a mãozinha para a região do “Pense”. Você pode dizer que este tempinho é para ela pensar porque estava agindo daquela forma, o que fez de errado e como poderia ter feito diferente … Normalmente deixamos a criança um minuto por ano de vida, ou seja, se a criança tem 4 anos ficará 4 minutos.
Passado este tempinho, você ou ela podem passar para a zona do “Fale” e conversarem, pergunte, algo como:
– Filho você entendeu porque não podia ter feito isso?

Aproveite para falar de suas emoções também, pois é muito comum nós também termos perdido a cabeça e termos ficado muito nervosos. O Zona de Controle também é um recurso para nós 🙂 um tempinho para respirarmos e ajudarmos melhor nossos filhos a entender a situação e propor outras formas de resolver o problema.

Por exemplo, se a crise ocorreu porque você impediu a criança de bater num amiguinho, você pode dizer que bater dói, se ele já levou algum tapa de um algum colega tentar lembrá-lo de quando ocorreu com ele, explicar que as vezes dá vontade de bater pois vem uma “brabeza” muito grande que vem de dentro, mas nestas horas podemos fazer outras coisas como sair um pouquinho de perto ou respirar ou ir falar com um adulto e depois quando esse “brabeza” muito forte passar, voltar para resolver.
Eu sei que pode parecer estranho num primeiro momento, mas lembre-se como pais somos responsáveis por ajudar nossos filhos a entender e controlar suas emoções e quantas bobagens são feitas por adultos no calor da emoção? É aos pouquinhos, nomeando e acolhendo o que ocorre com seu filho que vamos poder ajudá-lo neste controle.
E você pode estar pensando, “Mas não preciso do zona para isso”. É verdade, não precisa. Assim como a maioria das coisas que desenvolvemos aqui na BBDU, a ideia é facilitar a vida, mas a “ideia em si” pode ser aproveitada e feita caseiramente. A vantagem de ter algo concreto como o Zona de Controle, é que ele é um recurso visual que ajuda a lembrar das etapas, e é concreto, as crianças gostam de coisas concretas.
Bom, era sobre isso que queria falar hoje. Mais uma opção para ajudar nossos filhos na compreensão e controle das emoções. E ai na casa de vocês? Tem alguma dica que está funcionando para família de vocês nestes momentos de crise?

Juliana Martins

Mãe da Duda e da BBDU.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s