Um pouco de mágica para acalmar

BBDU_073Já falamos aqui sobre o Pote da Calma, logo que começamos a trabalhar com ele na BBDU. De lá para cá já tivemos vários feedbacks e histórias para contar, por isso decidimos falar dele novamente e o que aprendemos neste tempo.
Ele já foi muito falado nas redes sociais e é muito fácil de fazer. Baseado no método de Maria Montessori, ele ajuda as crianças a ficarem tranquilas para conseguirem escutar o que os pais ou os professores têm a dizer. O Pote da Calma é utilizado nos momentos em que as crianças precisam de alguns minutos para se acalmar.
Eu já vi gente dizendo: -“Ah meu filho vai jogar na minha cara o pote quando estiver brabo”. Na verdade, se o pote for feito e entregue para criança provavelmente ela vai mesmo.
O importante é envolver a criança em todo processo, conte para ela que vão juntos fazer uma poção mágica que ajuda a acalmar. Decore o pote com estrelinhas. Mostre a fórmula da calma e as estrelinhas mágicas. Em seguida coloque água morna na garrafa, peça para criança ou você mesmo pode colocar a fórmula da calma, mexa, e seguida coloque as estrelinhas mágicas e deixe esfriar.
Aproveite e conte para criança que este pote vai ajudá-la a se acalmar quando ela estiver muito agitada, precisando de um tempinho … Diga que as estrelinhas mágicas que colocamos ali estão muito acostumadas a ouvir os problemas das crianças e que sempre que ela precisar pode sacudir o pote e enquanto as estrelas caem ela pode ir contando o que está afligindo.
O grande segredo do pote é que ele tira a atenção da criança da situação e traz para o pote e as estrelinhas, a criança também ao começar a falar o que sente, naturalmente vai se acalmando …
O processo é simples, mas requer envolvimento grande dos pais e paciência, pois devem ser feitas várias tentativas e só vai funcionar se você conseguir fazer seu filho se envolver com o pote e acreditar que isso irá ajudá-lo.

O que temos visto por ai é que quando há todo este envolvimento dos pais e da criança, ele funciona muito bem. Ele pode ser feito de forma caseira, ou você pode encontrá-lo prontinho, com todos os itens e instruções é só clicar aqui para saber mais.
Beijo,

Juliana

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s