Você fala mais sim ou não?

familia-educaçãoemocional

Recentemente falei sobre a importância do NÃO (fiz um vídeo também sobre isso veja aqui) e a repercussão foi enorme, o que me faz pensar que muitos pais concordam comigo, apesar de todo pai saber como pode ser difícil dizer não, ainda mais nos tempos atuais em que temos tão pouco tempo juntos.
E é sobre este tempo junto que vim falar hoje, e como já falei da importância do NÃO, agora vou falar da importância do SIM. Mas não o SIM fácil, o SIM difícil. O sim fácil é aquele que mima, que é o SIM: “Você pode ficar vendo TV para eu conseguir fazer minhas coisas”, o SIM “Eu te dou isso pois no fundo sei que não estou conseguindo ter tempo para você como eu gostaria” … E vejam bem, eu sou mãe e já cai nestas armadilhas também, é fácil cair, e mesmo pensando muito sobre tudo isso e estudando muito sobre o assunto, o sim fácil é muito fácil e acabamos usando sim … Mas o sim difícil é mais complexo, é o SIM eu vou deixar de fazer algo para te atender … E claro, a primeira coisa que pode passar na sua cabeça é … Bom, esse é o sim que eu mais disse depois que me tornei pai ou mãe … E é mesmo, se queremos ser pais conscientes, precisamos abrir mão de muitas coisas pelos nossos filhos … e ai é que mora o perigo, pois queremos compensar um pouco, precisamos! E a arte é encontrar o equilíbrio.
Quando chegamos em casa, depois de um dia de trabalho (e vale para quem trabalha em casa também, pois faz milhões de coisas) e ainda temos que dar banho, jantar, além é claro de também querermos tomar nosso banho descansados, relaxar um pouco, afinal somos humanos e ops … lembrei daquele e-mail que esqueci de responder .. vou rapidinho responder em meu celular, e os grupos do Whatsapp que não consegui ver antes, só uma olhadinha …enfim acabou o tempo, hora de dormir, não fizemos nada “de verdade” juntos, nada especial, nada que não seja vencer mais um dia.

E voltando ao sim difícil, aquele que me faz sim largar todo o resto e passar alguns momentos 100% com minha família, sem celular, sem tablet, sem tv, só nós. Quanto tempo você dedica para este sim? Por dia, por semana? Já fez a conta?

Que tal fazer um teste? Se proponha a ficar 1 hora por dia sem nenhum eletrônico, brincando, jogando, pintando … Proponha isso para seu filho, se a resposta for “mas eu não vou poder ver TV?” ou “Mas eu não vou poder brincar no celular?” Acenda o sinal de alerta! Mas não desista, pode ser difícil no início, para você e para ele (a). Se não der uma hora, comece com menos (mas tenha o seguinte cálculo em mente 1 hora por dia 7 horas por semana, 30 horas por mês, um dia tem 24 horas, uma semana 168 horas e um mês 720 horas – estamos falando de mais ou menos 4% do seu tempo)
Sei que não é fácil, tem dias que simplesmente parecem voar … Mas tente!
Nestes dias, durante esta hora você pensará em muitas coisas, mudará muitas coisas em casa e principalmente, você verá que seu filho (a) ficará mais calmo, mais fácil de lidar.

Tentem, uma semana pelo menos! Nesta semana vocês vão ficar 1 hora sem celular, TV ou qualquer eletrônico, só a família de vocês. São só 7 horas na semana! Parece bem pouco, bem fácil … sei que poderá não ser na vida corrida de hoje.

Depois reflitam sobre tudo o que vai ocorrer nesta semana, as vezes a hora não vai passar, terá dias que seu filho pode não querer ficar sem o celular, outros você achará que é impossível ficar sem responder aquela mensagem .. mas acredite, não é .. é uma hora só, depois você responde.
Vamos tentar? E se quiser divide com a gente! Vamos criar uma corrente de pais que estão tentando fazer o melhor, já que a gente sabe que o tempo não vai parar mesmo.

Juliana Martins

Psicóloga, mãe da Duda e da BBDU

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s