Seu filho tem medo de alguma coisa?

BBDU_078

O medo é uma reação de defesa. Todos nós sentimos medo e é importante que as crianças tenham medo de algumas coisas, como subir na janela alta, atravessar a rua sozinha e outras coisinhas que a gente sabe bem.
Só que as vezes a criança começa a ter medos e inseguranças que começam a atrapalhar suas vidinhas e ai precisamos estar atentos.
Não adianta dizer para criança que monstro não existe, que não precisa ter medo de subir no elevador ou que o palhaço é legal. Para ajudar a criança precisamos entender que o que ela está sentindo é real e ajudá-la a enfrentar.
Eu sou fã de transformar tudo em brincadeira e uso muito isso lá em casa, mas além de particularmente gostar, trazer o medo para o concreto ajuda a criança entender, fica mais fácil quando damos um nome para as coisas, quando ela consegue visualizar aquilo que sente.
O repelente de monstros é um recurso super bacana para estas horas, mas eu costumo dizer que só tem um segredo para ele funcionar. Os pais precisam acreditar! Você envolve a criança na criação, faz o encantamento do pó mágico e mistura tudo, pronto o repelente está pronto para afastar os monstros! Basta borrifar um pouco na casa ou nela mesma. Porque o bacana é que o monstro pode ser qualquer coisa que esteja atrapalhando, por exemplo, se a criança está resistente para ir para escola, você pode dizer que é o monstrinho da saudade que está atrapalhando, uma boa borrifada do repelente antes de ir para aula e a criança está protegida.
Estes dias uma mãe me perguntou no face o que fazer, pois seu filho tinha um medo horrível de fogos de artifício. Na hora eu pensei, puxa complicado, os fogos são altos mesmo .. eu mesma não sou muito fã daquele barulhão … só que o medo era grande e elas não podiam mais ir em eventos por causa disso. Como eu disse antes, é importante se colocar no lugar da criança, estar junto, falar dos seus próprios medos também ajuda, e sugeri que ela desse para o filho algodões mágicos. Assim eles abafariam o som um pouco e dariam mais segurança para criança, óbvio que eles precisariam ficar ainda afastados do barulho, mas talvez com os algodões, aos poucos conseguissem se aproximar e enfrentar melhor o barulhão.
Uma outra coisa que eu amo de paixão são as tatuagens dos super poderes! São super simples e são um lembrete para criança que o poder está dentro dela! Tem o poder da coragem, o poder de não desistir, o poder de acreditar em si e muitos outros que você pode ter como curinga em casa e usar com seu filho quando os desafios aparecem. No caso do medo eu gosto de dizer por exemplo que quando a tatuagem cai é porque o poder já entrou para dentro dela e ela não precisa mas ficar com ela no braço.
Você pode estar pensando que eu estou falando tudo isso porque vendemos na BBDU, mas é realmente ao contrário, vendemos na BBDU porque eu realmente acredito que pode ajudar seu filho quando ele tiver medo e estiver difícil de enfrentar, além do mais você também pode fazer em casa, para nós o que importa é que as famílias tenham alternativas e possam estar mais preparadas para ajudar seus filhos. Foi por isso que criei a BBDU e é para isso que trabalhamos buscando ou desenvolvendo soluções que realmente dão uma mãozinha.

Juliana Martins

Psicóloga, mãe da Duda e da BBDU

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s