A importância do não no desenvolvimento infantil

importancia-do-não

Eu vim hoje aqui falar destas 3 letrinhas tão importantes para educação emocional das crianças.
Vivemos em uma sociedade onde o ter é extremamente valorizado, trabalhamos muito, chegamos cansados em casa, nossos filhos vivem presos devido a falta de segurança e então ceder a todas vontades e caprichos das crianças é o caminho mais fácil .. afinal já trabalhamos tanto … e qual pai não vai dizer que trabalha para dar o melhor para seus filhos.
Eu quero o melhor para minha filha, quero que ela cresça feliz e realizada. Mas se eu disser a você que para que ela crescer feliz e realizada eu preciso frustá-la, o que você diria?
Ganhar tudo o que quer não satisfaz a criança, só gera mais vontades vazias .. e eles passam muito tempo na frente da televisão vendo propagandas de brinquedos que quando ganham, além de não parecerem tão legais quanto pareciam na TV logo perdem a graça misturados a outra pilha de brinquedos que já tem no quarto. Mas ai vem o argumento dos pequenos: “o fulaninho tem!” “a beltraninha ganhou” ou chega o aniversário, o natal e novas pilhas de brinquedos vão se acumulando e os desejos sendo realizados, é um ciclo, eu sei … não sou contra dar algumas coisas, o meu ponto é que estamos dando coisas demais e sem razão.
Estamos ensinando que as coisas são conquistadas facilmente. Precisamos parar com isso!
As coisas que queremos são conquistadas com trabalho, uma certa dose de sacrifício e esforço pessoal. Você não será reconhecido em seu trabalho se chorar e bater perna até ganhar o que quer, vai? Exigir um aumento, sem mostrar que o merece também não vai funcionar. Para sair dos exemplos de trabalho, num relacionamento, será que adianta berrar e espernear até aquele carinha ou garota sair com você? Certamente que não.
Mas é isso que estamos ensinando a nossos filhos, eles conseguem as coisas do nada. Pesquisas mostram que da década de 50 para cá as taxas de depressão infantil e na adolescência vem crescendo drasticamente, e isso é facilmente explicado pela falta de não na vida das crianças. A falta de não gera adultos emocionalmente atrofiados e egocêntricos.
As crianças merecem mais de seus pais. Nosso papel como pais é simples! Precisamos dar Proteção, Carinho, Direção e Exemplo. Simples assim. E exemplo, não só de como somos, a criança precisa ser exposta na infância, de forma controlada e supervisionada a situações que viverá na vida adulta e nós somos frustrados muitas e muitas vezes na vida, e quanto mais tarde aprendermos a lidar com isso pior para nós (ou para eles no caso).
As crianças merecem aprender o valor do esforço e que o trabalho é a única maneira verdadeiramente gratificante de se obter qualquer coisa de valor na vida. E a gente pode fazer isso, basta ter mais critério, prestar atenção em cada mensagem que passamos a cada presente que damos. Nosso filho quer algo novo? Eu posso dar? Bacana, combine uma meta, se ele continuar tirando boas notas, se ele continuar mantendo o quarto organizado, faça uma tabela de mesada e se ele já for maior, ajude ele a juntar o dinheiro para comprar. É nosso papel como pais. Se seu filho é pequeno, não entende ainda, beleza ele ainda não sabe a diferença do carrinho último tipo e de uma garrafa pet que ele vai puxar com uma cordinha. Sério, faça o teste! Talvez a garrafa pet o distraia por mais tempo. Comece a se policiar.
Eu não quero me estender muito, só quero convidar você a pensar sobre isso e finalizar com uma frase de John Rosemond: Você pode dar tudo o que seus filhos precisam e isso significa não mais do que 25% do que eles simplesmente querem.
Vamos tentar?

Juliana Martins

Psicóloga, mãe da Duda e da BBDU

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s