Neste post da nossa querida odontopediatra, um tema importante e muitas vezes ignorado: A cárie! O que é? Bebê pode ter cárie?
De forma clara e objetiva ela responde estas questões. Confere abaixo!
Afinal, o que é a Cárie???
A Cárie Dentária é uma doença que ocorre na boca e resulta na perda de mineral dos dentes, aparecendo aos nossos olhos como manchas ou cavidades (buracos).
Os microrganismos que vivem em nossas bocas, as bactérias, fixam-se aos dentes formando uma camada muito fina chamada placa bacteriana. Esta placa pode alimentar-se do açúcar que ingerimos e, quando não removida periodicamente com a escovação, desenvolve-se bastante. Como resultado da digestão do açúcar, a placa (bactéria) produz ácidos que vão destruindo lentamente os dentes. A destruição do dente – lesão de cárie – primeiramente aparece como uma mancha branca, com aspecto de giz, e, após, se não tratada, evolui para uma cavidade.
Na maior parte dos casos, controlando os fatores que levaram ao surgimento da cárie, a cavidade e a mancha branca estacionam e não evoluem mais. Assim, o tratamento deve englobar não só as seqüelas presentes nos dentes (cavidades e manchas brancas), como também os fatores que estão trazendo o problema (vale repetir, deficiência na escovação e ingestão excessiva de açúcar), modificando-os para que a doença não mais aconteça.
Vale salientar que isto pode ocorrer em todas as idades, desde que tenhamos o dente na boca para a placa aderir e o açúcar na dieta. Ou seja, bebês podem ter cárie sim! Desta forma, assim que nascer o primeiro dentinho da criança é de extrema importância o controle da placa através da escovação e os cuidados com a ingestão de açúcar. Para isso, nada melhor do que a orientação individualizada do seu odontopediatra de confiança!
Dra. Giovana Martins Cezar Dutra
Formada pela UFRGS em 2001
Especialização e Mestrado em Odontopediatria nesta mesma instituição.
Facebook: https://www.facebook.com/odontogiovanadutra?fref=ts
Muito bom Dra. Giovana!!!
GostarGostar