Giovana Martins Cezar Dutra
Sou dentista, Odontopediatra, mãe do Otávio e da Cecília. Formada pela UFRGS em 2001, com Especialização e Mestrado em Odontopediatria nesta mesma instituição.
Já que este é meu primeiro post para a BBDU, vamos iniciar com dicas da odontopediatra para o primeiro aninho de vida.
A primeiríssima recomendação para todas as mamães é o estímulo ao aleitamento materno. Além dos benefícios nutricionais e imunológicos bastante conhecidos, a amamentação auxilia no correto desenvolvimento da estrutura facial do bebê. Músculos e maxilares trabalham mais quando a criança suga no seio materno e este exercício é fundamental para o crescimento facial.
Outra dúvida bastante comum gira em torno do nascimento dos dentinhos. O esquema abaixo mostra a sequência mais comum de nascimento. Geralmente é motivo de apreensão o espaço deixado na arcada pelos caninos na ordem de erupção. É normal o bebê ficar com os 4 dentinhos da frente, seguidos de um espaço vazio e então os molares lá no fundo. Isso porque os caninos erupcionam após os primeiros molares.
A época de erupção varia muito de uma criança para outra e abaixo é indicada uma média entre as crianças. Mesmo chegando mais cedo em umas e mais tarde em outras, o mais importante é que os dentinhos sigam a ordem correta de nascimento para não acabar invadindo o espaço do vizinho.
Com relação aos sintomas nesta fase, os mais comuns são salivação, coceira excessiva e um desconforto manifestado por certa irritabilidade pelo bebê. Febres altas devem estar associadas a outros fatores os quais devem ser investigados! Abusem nas massagens e no uso de mordedores, muitas vezes geladinhos, para ajudar nesta fase.
Esquema ilustrando a ordem e época mais comum do nascimento dos dentes de leite:
Reblogged this on Ana Carolina Terrazzan and commented:
Dicas da Odontopediatra no Blog BBDU!!!
Aliás, já conheceram o site BBDU? Várias ideias legais para as crianças!
GostarGostar