O assunto alimentação saudável para crianças já é bastante conhecido! Todos sabemos da importância em manter a alimentação adequada, para que a criança tenha um bom desenvolvimento e crescimento.
Mas na hora de montar a lancheira da criançada sempre existe dúvidas quanto aos melhores alimentos a serem oferecidos às crianças. Além disto, a preocupação tange também o fato de que as crianças nem sempre aceitam os alimentos enviados.
Então, a ideia de fazer este post (que na realidade é um assunto super comum nesta época do ano) é dar mais algumas sugestões para que as lancheiras sejam cada vez mais saudáveis!
Frutas
Sempre devem fazer parte da rotina de lanche das crianças! Sempre existe a preocupação e o relato de que “mando a fruta e volta inteira”… e aí os pais desistem de mandar a fruta na lancheira!
Para evitar este comportamento, ou para incentivar o consumo da fruta, uma primeira alternativa é escolher junto com a criança a fruta a ser levada para a escola.
A segunda sugestão é sempre se preocupar com a “apresentação do prato”, então mande a fruta já picada, em pote que acomode bem a porção, para evitar que chegue na hora do lanche e a criança se depare com um “purê” ao invés da fruta esperada! Ah e muito importante também: algumas frutas podem oxidar (ficam mais escuras depois de descascadas e picadas), então, lance mão de algumas gotas de limão! Esta técnica é aliada e pode preservar as características da fruta por mais tempo!
Sucos – sempre devem ser acondicionados em garrafas térmicas!
Prefira os sucos naturais, de frutas não tão cítricas (assim o sabor se mantém por mais tempo) – evite a adição de açúcar.
Sucos industrializados podem facilitar o dia a dia, mas atenção: prefira sempre aqueles sem adição de açúcar; evite aqueles tipo néctar; jamais ofereça sucos de pacotinho (tipo preparo instantâneo).
Água de côco pode ser uma boa opção para os dias em que a criança tem atividade física da escola, pois ajuda na reposição hidroeletrolítica.
Outras bebidas:
Bom, o “carinho” das crianças para com as bebidas tipo Toddynho, Nescauzinho e outros “inhos” é incontestável. Porém vale lembrar que nestas embalagens o alimento menos presente é o leite! Enquanto açúcar e gordura são ingredientes predominantes, entre outros ingredientes nada saudáveis!
Então, a sugestão é sempre EVITAR estes produtos, que além de não oferecerem maiores benefícios pelo consumo, podem, se consumidos em demasia, ser causadores de problemas!
E para aquelas crianças que já tem o hábito de consumir estas bebidas, a sugestão é conversar e determinar dias específicos para serem enviadas na lancheira. (intervalos longos!!)
E ainda, para aqueles que utilizam garrafas térmicas, com boa vedação, a alternativa pode ser fazer o leite com achocolatado caseiro (o preparo pode ser feito imediatamente antes da saída da criança para a escola; e se bem acondicionado é possível manter o alimento bom para consumo).
Estas são algumas das alternativas para que possamos manter a oferta de lanches mais saudáveis às crianças!
Este post foi escrito pela Nutricionista Especialista Materno-Infantil Ana Carolina Terrazzan, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente –UFRGS. Para maiores informações sobre o atendimento e o trabalho da nutri, acesse: anacterrazzan.com